Festas de São Gonçalinho 2020 em Aveiro

Festas de São Gonçalinho 2020 em Aveiro

As Festas de São Gonçalinho 2020 decorrerão entre os dias 9 e 13 de janeiro.

As festas em honra de São Gonçalo - carinhosamente tratado por São Gonçalinho - no bairro da Beira-Mar, relembram o beato que nasceu em 1190 e ficou conhecido por ser santo casamenteiro e por curar doenças relacionadas com os ossos.

São intemporais as festas a São Gonçalinho que demonstram o amor que as gentes da Beira Mar têm a este Santo.

Durante os dias de festas são pagas diversas promessas feitas a São Gonçalinho com a tradição de atirar cavacas do cimo da capela, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar no adro da capela. Este é, muito provavelmente, o momento alto da festa.

Existem, contudo, mais duas tradições que normalmente se realizam dentro da capela. A entrega do ramo e a "dança dos mancos", tradições e rituais onde se pretende perpetuar a história das festas de São Gonçalinho.

Vem viver "in loco" esta Festa única em Portugal! 

 

CARTAZ DAS FESTAS DE SÃO GONÇALINHO 2020 EM AVEIRO

Cartaz Festas São Gonçalinho 2020 Aveiro


CONHECER AVEIRO DURANTE AS FESTAS DE SÃO GONÇALINHO

Se vens a Aveiro com o intuito de conhecer as Festas de São Gonçalinho, mas tens algum tempo disponível para explorar outros pontos de interesse da cidade com a tua família e /ou amigos, deixamos-te duas sugestões de programas que poderás adquirir antecipadamente através do nosso email info@turismoinaveiro.com ou via 915 583 215.

Para obteres mais informação sobre cada um destes programas, clica em cada uma das imagens.

    

   

A ARTE DE ATIRAR CAVACAS NO SÃO GONÇALINHO 

Sobem ao topo da capela para atirar cavacas a quem se encontra "lá em baixo". Normalmente, os que o fazem querem ver cumpridas as suas promessas. Mas atirar cavacas, um gesto aparentemente simples e inofensivo, tem muito que se lhe diga, pois São Gonçalinho, apesar de ser conhecido também como um "santo curandeiro", não deverá gostar de ver pessoas lesionadas pela tradição.

Esta é apenas uma pequena amostra de uma reportagem detalhada e completa, da autoria de Bernardo Limas, sobre as Festas de São Gonçalinho em Aveiro.

 

A PROCISSÃO

A procissão das Festas de São Gonçalinho decorrerá no domingo, dia 12 de janeiro, com início marcado junto à Capela de São Gonçalinho, pelas 11h30. Vê abaixo o percurso da Procissão para que possas assistir ao vivo a esta tradição antiga recuperada pela Mordomia de São Gonçalinho.

Procissão de São Gonçalinho

 

RESERVA DE CAVACAS PARA ATIRAR NO SÃO GONÇALINHO

Todos os interessados que queiram reservar e comprar as cavacas para atirar do topo da Capela de São Gonçalinho, durante os dias de festa, deverão fazê-lo através dos seguintes canais/contactos da Mordomia de São Gonçalinho:

Limitado ao Stock Existente.

 

HORÁRIO DE LANÇAMENTO DAS CAVACAS NA FESTA DE GONÇALINHO

Horários Lançamento de Cavacas Sãpo Gonçalinho 2020


1 comentário

  • Denise mattos

    Escolhemos visitar Aveiro nos festejos de São Gonçalinho e ficamos muito felizes por participar. A cidade fica toda decorada em função da festa, os fiéis cumprem suas promessas e arremessam as cavacas, parecendo um ballet, com os que, embaixo, tentam pegá-las. E eu era uma delas! Amei e quero voltar!!!

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos