Visitar Aveiro no Natal, Passagem de Ano e São Gonçalinho - programa completo

Visitar Aveiro no Natal, Passagem de Ano e São Gonçalinho - programa completo

Programa a tua visita a Aveiro nos próximos dois meses!

Já é conhecido o habitual programa “Boas Festas em Aveiro” que visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro. O evento começa no dia 1 de dezembro e prolonga-se até ao dia 13 de janeiro.

Programa de Natal em Aveiro

Programa de Natal Aveiro

A Abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá lugar no domingo, dia 1 de dezembro, com início pelas 17h30, no Rossio com o desfile de Pais Natal em Barco Moliceiro. Numa primeira paragem, na Ponte Praça terá lugar a ligação da iluminação de Natal na Cidade. O desfile continuará para o cais da Fonte Nova com a participação de Grupos de Teatro de Aveiro que representarão o espetáculo “Maresia” encenado por Claudio Hochman.
Pelas 18h30 terá lugar a inauguração da Árvore mais alta de Portugal e ainda do “Natal Acontece em Aveiro”.

Programa Natal em Aveiro 2019

Fotografia: Município de Aveiro

Toda a população está convidada a participar nesta atividade, com a condição de trazerem vestido um gorro de Pai Natal, quer seja embarcando num dos moliceiros para o efeito disponíveis nos Cais do Canal Central ou fazendo o acompanhamento do cortejo pelas margens dos Canais Urbanos, até ao Cais da Fonte Nova.

Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um projeto já com impacto nacional, inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal.

Natal acontece em Aveiro

O “Natal Acontece em Aveiro” decorrerá no Cais da Fonte Nova até 13 de janeiro e irá envolver toda a Magia do Natal, nos seguintes horários: de domingo a quinta-feira das 14h00 às 21h30 e às sextas-feiras e sábados das 14h00 às 23h00.
Esta ação inclui várias diversões, das quais podemos destacar, a Roda Gigante, Pista de Gelo, o Carrossel Francês Infantil, Casa do Pai Natal, Magia de Natal, Palco com programação e animação de Rua, Exposição de Presépios e Mercado de Natal.

“Natal e Artes de Rua” é outra das iniciativas lúdicas que irá apresentar concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrerão com maior impacto aos fins de semana e na proximidade do Natal nos seguintes palcos: Cais da Fonte Nova, Coreto do Mercado Manuel Firmino, Ponte (Homem Cristo), Praça Melo Freitas e Praça 14 de julho.

Promoção Natalícia: Oferta de 1 Bilhete na compra de outro para Passeio de Comboio Turístico 

Aproveita esta promoção para visitar Aveiro e ver duma outra perspetiva a decoração natalícia durante o mês de dezembro, através de um passeio de comboio turístico de 45 minutos, desde a zona mais antiga da cidade à mais moderna, passando pelos principais pontos de interesse. 

Na compra de 1 bilhete, oferecemos o segundo!

Passeio de Comboio em Aveiro

Preços:

Adulto: 5,00€ | Crianças (4-12 anos): 3,00€ | Crianças até aos 3 anos: grátis

As reservas deverão ser efetuadas através do formulário ou do email info@turismoinaveiro, indicando o dia pretendido, período (manhã ou tarde) e o número de pessoas. Após essa informação, entraremos em contacto contigo!

Passagem de Ano em Aveiro

Será ainda organizada na Passagem do Ano um espetáculo único de Iluminação e Pirotecnia no Centro da Cidade (Canal Central e Rossio). O Palco Principal com participação dos DJ's Mastiksoul, I Love Baile Funk e Radio Edits.

Passagem de Ano Aveiro 2019

 

Aveiro Sabores com Tradição

“Aveiro, Sabores com Tradição” realiza-se em janeiro. Em tempos de São Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro. Os restaurantes aderentes são convidados a criar um menu atrativo de pratos típicos a oferecer nas suas ementas e que perpetue na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

Festas de São Gonçalinho 2020 em Aveiro

Salienta-se ainda as Festas de São Gonçalinho de Aveiro de 10 a 13 de janeiro que farão o encerramento do Boas Festas em Aveiro.

Festas de São Gonçalinho Aveiro 2020

Exposição e conferência “São Gonçalinho de Aveiro”

No dia 14 de dezembro, sábado, das 9h30 às 16h30, terá lugar Primeiro Encontro Nacional de São Gonçalo/inho o nosso Santo no edifício da Antiga Capitania seguido da inauguração da exposição Perspetivas sobre as Festas de São Gonçalo em Portugal patente no Museu da Cidade. A mostra poderá ser visitada até 13 de janeiro.

E muito mais…

“Mercados de Natal” irá integrar o Artes no Canal nos dias 14, 15, 21 e 22. O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 12 a 15 de dezembro. Neste fim de semana e em simultâneo ocorrerá o Aveiro Xmas Beer Fest – Festa de Natal (de 11 a 15 de dezembro). Trata-se de um mercado de Natal único em Portugal de cerveja artesanal com um total previsto de 25 marcas, 20 marcas nacionais e cinco internacionais para apresentarem as suas novidades, num mercado com conceito inédito e também muita animação.

Nas Igrejas decorrerão vários concertos musicais nos dias 5, 6, 7, 12, 14, 15 18 e 19 de dezembro.

No Teatro Aveirense salienta-se o Ballet Clássico “O Lago dos Cisnes” pela Russian Classical Ballet, o espetáculo de Circo Contemporâneo Express Natal da Cia. Faltan7, o Concerto de Natal pela Orquestra e Coros do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e o tradicional Concerto Ano Novo da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Para crianças e famílias terão lugar várias atividades de serviços educativos na Biblioteca Municipal e nos Museus de Aveiro.

No dia 7 de dezembro, terá lugar a corrida “OLI São Silvestre – Cidade de Aveiro”, com um percurso de 10km, e uma caminhada de 5km.

 

Fonte: Município de Aveiro

 


Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos