5 Bons Motivos para Visitar Aveiro na Semana Santa

5 Bons Motivos para Visitar Aveiro na Semana Santa

A Semana Santa em Aveiro costuma ser celebrada com um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, que por si só, já são motivo de interesse para uma visita a Aveiro na semana mais religiosa do ano. A cidade enche-se também de outras dinâmicas, convidando a população a sair de casa. Fica com as nossas sugestões para saberes o que fazer e visitar na Semana Santa em Aveiro:

1. Programa da Semana Santa de Aveiro 2019

Do vasto programa religioso e cultural constam: Concertos Fim de Tarde, Há Noite nas Carmelitas com Concertos, Grande Concerto da Páscoa de Aveiro pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Dia Aberto nos Museus, Procissão do Enterro do Senhor, Visita Guiada ao Património Religioso e Encontro de Coros.

Programa Semana Santa de Aveiro

 Clicar para aumentar 

2. Dia Aberto nos Museus de Aveiro

A coincidir com a Semana Santa em Aveiro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, o Município de Aveiro promove o Dia Aberto nos Museus da cidade. Desta forma, o acesso ao Museu da Cidade, ao Museu Arte Nova, ao Museu de Aveiro e ao Eco-Museu da Marinha da Troncalhada é gratuito

Museu de Aveiro Semana SantaMuseu de Arte Nova Semana Santa

Fotografias: Município de Aveiro

 

3. Feira de Março

A mais famosa Feira de Aveiro, que conta já com 585 anos de existência, na presente edição, arrancou no dia 23 de março e irá prolongar-se até ao dia 25 de abril. Para além da programação musical, este certame contempla setores de exposição, comercial e de diversão. No setor de exposição participam 120 empresas, divididas pelas áreas da indústria, automóvel, cosmética, mobiliário, imobiliário, eventos, construção civil, fotografia, produtos ortopédicos, energias renováveis, climatização, decoração, automatismo, entre outras. Existem também os tradicionais carrosséis, bem como múltiplos espaços de gastronomia regional, sem esquecer as deliciosas farturas.

Feira de Março AveiroFarturas Feira de Março Aveiro

 Fotografias: Fernanda Pineda | António Tavares

4. Noite de Fados e Jantar no Largo da Capela de São Gonçalinho

No âmbito da iniciativa "São Gonçalinho, o ano inteirinho", levada a cabo pela Mordomia de São Gonçalinho, que pretende realizar um conjunto de atividades, todo o ano, associadas ao Santo do Bairro Beira-Mar, haverá no dia 18 de abril uma noite de fados e jantar no Largo da Capela de São Gonçalinho. Serão ainda promovidas visitas e subidas à capela. Para quem ainda não está familiarizado com as festas em torno de São Gonçalinho, recomendamos que conheça a história do Santo mais "paparicado" da cidade de Aveiro.

Estão todos convidados a aparecer para viver uma noite memorável.

Jantar de Fados - São Gonçalinho Aveiro

 

5. Experiências para conhecer a cidade de Aveiro

Para além das festividades religiosas e eventos complementares que decorrerão na Semana Santa de Aveiro, quem visitar, por estes dias, a cidade dos Ovos Moles, do Sal, dos Moliceiros, entre outros atrativos... terá acesso a um conjunto de experiências de lazer, culturais e gastronómicas que permitirão conhecer o melhor da cidade Aveiro.

 Experiência Aveiro Total

Das várias experiências em Aveiro, destacam-se o programa Aveiro Total que inclui o tradicional passeio de barco moliceiro ou mercantel, a visita às Salinas, o workshop e degustação dos Ovos Moles de Aveiro, bem como o passeio de comboio turístico. Em plena Ria de Aveiro, os visitantes poderão ainda visitar e desfrutar de uma degustação na Marinha onde são produzidas ostras e outros bivalves, bem como alugar bicicleta para explorar cada recanto da cidade.

Ostras AveiroOstras AveiroAlugar bicicleta em Aveiro


1 comentário

  • Maria Inocentes

    Vale sempre a pena. Muito a conhecer e descobrir. Jà saí de Aveiro à mais de 25 años más nunca me esqueço de esta linda cidade e dos amigos que tinha e tenho. Vale a pena navegar na historia num moliceiro

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos