Farol da Barra de Aveiro - o maior farol de Portugal

Farol da Barra de Aveiro - o maior farol de Portugal

Situado na freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, surge um monumento imponente - o Farol da Barra de Aveiro.

O projeto do Farol da Barra foi iniciado em 1885 pelo Eng. Paulo Benjamim Cabral e concluído pela Eng. Maria de Melo e Mattos em 1893, tendo sofrido grandes restaurações em 1929.

Exibindo uma majestosa torre cilíndrica com 62 metros de altura e 66 acima do nível das águas do Mar, o Farol da Barra é o mais alto do país. À data da sua construção foi o sexto maior do mundo, em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, sendo considerado o 26.º mais alto do mundo.

O Farol é visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do país. Desempenha há mais que um século um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo e foi também um marco na constituição da comunidade da Praia da Barra.

 

VISITAS

Às quartas-feiras à tarde as visitas realizam-se em 3 subidas (aproximadamente de hora a hora), no período das 13h30 e as 16h30 (inverno) ou no período das 14h00 às 17h00 (verão), não sendo possível agendar visitas.

Observações: necessária a subida da escadaria.

 

COMO CHEGAR

Largo do Farol, Praia da Barra

GPS: 40°38'33.7"N, 8°44'51.6"W


1 comentário

  • Matilde González de Anda

    Portugal es de los paises más bonitos que he visto, y ya he recorrido como 10 , además su gente amable y educada.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🤗💝

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos