Passadiços do Rio Gresso - a mais recente atração da região de Aveiro

Passadiços do Rio Gresso - a mais recente atração da região de Aveiro

Partimos à descoberta dos mais recentes Passadiços do Rio Gresso, localizados em Sever do Vouga, mais concretamente nas proximidades da localidade de Sanfins.

Os Passadiços do Rio Gresso são de pequena extensão, cerca de 1,5 km de comprimento, mas não se pense, por isso, que são menos atrativos... muito pelo contrário. Ao longo do percurso, somos presenteados com belíssimas paisagens naturais, sempre acompanhadas pelo Rio Gresso com forte caudal nesta altura do ano. No verão, este é um dos locais privilegiados na região de Aveiro para a prática da Caminhada Aquática destinada a casais ou grupos.

É evidente a biodiversidade existente nas margens do rio, alimentada pela água em abundância. Perdemos a conta, por exemplo, às espécies de cogumelos e plantas que fomos encontrando ao longo do percurso.

Chegados à ponte sobre o rio (após passagem pela localidade de Sanfins com indicação para a "Cerqueira"), percorremos os Passadiços à esquerda da ponte, que acompanham, em subida, o leito do rio. O percurso nesta zona é circular e regressados novamente à ponte, descemos em direção à varanda construída abaixo da mesma que nos oferece uma perspetiva da envolvente de ambos os lados do rio.

Passando para o lado contrário da varanda aqui instalada, descemos a escadaria e continuámos a trilhar por um caminho florestal de enorme beleza com várias pontes pelo meio, uma vez mais, acompanhados pelo leito selvagem do rio Gresso e pelas cores outonais que conferem a este percurso uma beleza extraordinária.

Na zona e no trajeto das margens do rio ainda não existe qualquer sinalética, pelo que recomendamos seguir o caminho sempre junto ao Rio, utilizando os passadiços, pontes e as plataformas de observação como referência.

Partilhamos alguns registos fotográficos desta escapadinha natural. Recomendamos a sua descoberta, seja através dum pequeno passeio pelas margens e passadiços de apoio ou para os mais aventureiros, através duma Caminhada Aquática (recomendada nos meses de menor precipitação).

 

Como chegar aos Passadiços do Rio Gresso:

Coordenadas GPS: 40°46'17.4"N 8°19'58.1"W | Via Google Maps


1 comentário

  • ~José Pereira

    Deve ser fantástico. Vivi em Sever do Vouga cinco anos e nunca me apercebi da beleza que existe no concelho.

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos